Formação Inicial de Motorista de Táxi

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DURAÇÃO
125 Horas

ÁREA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO
840 – Serviço de Transportes

DESTINATÁRIOS
Todos os indivíduos de ambos os sexos, desempregados ou no ativo, maiores de 18 que pretendam ter acesso à função de Motorista de táxi.

ENQUADRAMENTO
O curso de formação inicial de motorista de táxi surge no seguimento da portaria n. 251 – A/2015 que aprovou os regimes jurídicos de acesso e exercício da profissão de Motorista de veículos ligeiros de passageiros de transporte público de aluguer. A presente formação cumpre os imperativos legais presentes no anexo I publicado em Diário da República, 1o série – no 160 de 18 de agosto de 2015, referente ao n.o 2 do artigo 3o da lei n.o 6/2013, de 22 de Janeiro.

OBJECTIVO GERAL
Capacitar os (as) formandos (as) para exercer adequadamente a função de motorista de Táxi de acordo com os normativos legais.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Como objetivos específicos, pretende-se que no final da ação de formação os (as) formandos (as) sejam capazes de:

  • Conhecer as exigências legais aplicáveis aos Motoristas de Táxi;
  • Estabelecer um diálogo básico em língua Inglesa com os passageiros.
  • Conhecer as normas legais e técnicas de condução inerentes à profissão.
  • Conhecer e Operacionalizar regras de segurança e saúde quer do motorista quer no transporte de passageiros.
  • Identificar e saber agir perante situações de emergência e primeiros socorros.

 

ESTRUTURA PROGRAMÁTICA | Componente Teórica & Prática

Módulos

Carga horária

Módulo 1 – Inglês elementar

25h

Módulo 2 – Comunicação e Relações Interpessoais

25h

Módulo 3 – Regulamentação e técnicas de condução
3.1 – Normas legais de condução (7h)
3.2 – Técnicas de condução (10h)
3.3 – Regulamentação da atividade (4h)
3.4 – Legislação do trabalho (4h)

25h

Módulo 4 – Exercício da atividade
4.1 – Aspetos práticos do transporte (8h)
4.2 – Segurança do motorista (5h)
4.3 – Segurança e saúde no transporte em táxi (6h)
4.4 Situações de emergência e primeiros

25h

Socorros (6h)
Módulo 5 – Formação prática em contexto de formação

25h

 

METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
A metodologia da formação é predominantemente participativa e assenta na realização de situações práticas, análise de situações concretas, assim como na troca de experiências entre participante e o (a) formador(a).

Na realização de formação de prática simulada o processo de aprendizagem desenvolve-se com recurso a simuladores de condução de automóveis.
Os métodos a utilizar serão o expositivo e participativo/ativo.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação profissional contínua, não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
Formação presencial organizada em sala de formação e prática simulada em contexto real.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Metodologia de avaliação baseada na participação e envolvimento dos formandos na resolução dos problemas relativos aos trabalhos e exercícios práticos, com o intuito de avaliar a aquisição, compreensão e aplicação prática dos conteúdos, bem como o alcance dos objetivos pedagógicos.

  • Avaliação Inicial de Diagnóstico
    No início da ação de formação será realizada, pelo (a) respetivo(a) formador(a), uma avaliação de diagnóstico, com o objetivo de aferir as competências iniciais dos (as) formandos (as). Esta avaliação pode ser aplicada de forma oral, através de conjunto de questões colocadas aos(as) formandos(as) que permitam averiguar possíveis competências já adquiridas.
  • Avaliação Continua
    Tem por objetivo o acompanhamento/ controlo do progresso da aprendizagem dos formandos, no plano dos saberes, para que possam ser atingidos os objetivos pedagógicos da ação, respeitando os ritmos individuais. A avaliação contínua incidirá na forma como cada formando (a) atingiu os objetivos pedagógicos relativos a cada módulo.

    • Os parâmetros de avaliação correspondem aos objetivos específicos;
    • É obrigatória a existência e entrega de testes de avaliação e/ou grelha e critérios de correção;
    • O aproveitamento irá depender de um resultado de maior ou igual a 10 valores;
    • Observação do Comportamento do Formando – A entidade formadora vai promover ao longo da formação a observação do comportamento do formando, através de ficha própria, tendo em atenção os parâmetros participação, responsabilidade, relações interpessoais e pontualidade. Caso o formador considere não adequado o comportamento de algum formando nos parâmetros referidos deverá comunicar fazer o registo da ocorrência em ficha própria – Ficha de Registo de Ocorrências – e comunicar de imediato a situação à coordenação.

 

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO
O acompanhamento à formação é contínuo, quer no local da formação sob a figura do formador, quer ao nível da coordenação pedagógica.
No decorrer da formação existirá pelo menos uma avaliação à ação, por parte dos formandos, através da aplicação de um questionário. No final de cada módulo a ação também será avaliada pelo formador.
Os formadores serão avaliados no final de cada módulo, também através a aplicação de um inquérito ao seu desempenho.

REGIME DE PRESENÇAS E CERTIFICAÇÃO
Será considerada frequência com aproveitamento sempre que o formando obtenha uma classificação final igual ou superior a 10 valores (numa escala de 0 a 20 valores), e tenha registado uma frequência efetiva igual ou superior a 80% da carga horária de cada módulo de formação, sob pena de não emissão de declaração comprovativa de conclusão. A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com uma nota final global resultante da média final da avaliação de todos os módulos.

O direito ao certificado implica:

  • A avaliação em todos os módulos;
  • A obtenção de aproveitamento na avaliação contínua;
  • A assiduidade ser igual ou superior a 80% da carga horária de cada módulo;
  • O comportamento adequado (tendo em atenção os seguintes parâmetros: participação, responsabilidade, relações interpessoais e pontualidade)

 

RECURSOS MATERIAIS E PEDAGÓGICOS DISPONÍVEIS PARA OS FORMANDOS

  • Bloco
  • Caneta
  • Manual
  • Videoprojector
  • Quadro para escrita
  • Exercícios de apoio à formação (quando aplicável)
  • Outro material de apoio produzido pelo formador (quando aplicável)

 

REQUISITOS DE ACESSO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Requisitos de Frequência
Ao nível dos requisitos de frequência para o curso foram definidos os seguintes:

  • Ativo empregado ou desempregado com idade igual ou superior a 18 anos;
  • Escolaridade mínima obrigatória de acordo com a data de nascimento ou em processo de aquisição dessas habilitações ou em processo de aquisição dessas habilitações;
  • Compreensão oral, escrita e leitura da Língua Portuguesa;

Critérios de Seleção

  1. Experiência profissional: a experiência profissional é considerada critério preferencial no processo de seleção;
  2. Motivações de frequência da ação: tendo esta formação como objetivos globais o reforço do nível de qualificações, procuraremos privilegiar comportamentos e atitudes evidenciadas pelos candidatos que traduzam uma vontade manifesta de melhoria das suas competências profissionais;
  3. Igualdade de oportunidades: no processo de seleção, procuraremos assegurar a igualdade de sexos, pelo que em cada ação de formação pretendemos integrar 50% de Homens e 50% de Mulheres.

 

PERFIL DO FORMADOR/A
A execução da ação de formação será assegurada por Formadores que, estando devidamente certificados ao abrigo da legislação em vigor – portadores de Certificado de Competências Profissionais (antigo CAP) –, disponham de conhecimentos teóricos e práticos aprofundados relativamente aos conteúdos que irão ministrar.

  • Outras informações relevantes
    Ao valor da formação acrescem taxas que são cobradas pelo IMT conforme anexo III publicado em Diário da República, 1o série – no 160 de 18 de agosto de 2015 referente ao artigo 11o da lei n.o 6/2013, de 22 de Janeiro.

Serviço

Online (euros)

Em Papel (euros)

Exame para obtenção de certificado de Motorista de Táxi (CMT)

72

80

Revisão de prova de exame, a reembolsar em caso de procedência da reclamação

45

50

Emissão, renovação ou substituição de CMT ou CMT provisório

27

30

Reconhecimento da qualificação de motorista de táxi obtida noutro estado- membro da UE ou Espaço Económico Europeu

135

150