862 – Segurança e Higiene no Trabalho

rsz_logo_hst

DESCRIÇÃO
Higiene e Segurança no Trabalho: em termos de HST, a situação que se vive nas empresas portuguesas em geral é extremamente preocupante, uma vez que, salvo raras exceções, não se verifica que as organizações possuam uma política de HST e de proteção dos seus trabalhadores. Não é por acaso que Portugal é o país da União Europeia com o maior número de acidentes de trabalho mortais. A reversão desta situação passa por uma urgente mudança de mentalidades que é necessário operar através da formação e da qualificação de trabalhadores e chefias. Neste contexto é pertinente (e urgente) a realização de ações de formação que foquem assuntos como: legislação existente, segurança industrial, higiene no trabalho, prevenção de acidentes, prevenção e combate a incêndios, planos de emergência internos, análise de riscos e sistemas de gestão de HST. Esta formação abrangerá todos os públicos que, de alguma forma, ocupem lugares chave na gestão de postos de trabalho, mas será também direcionada com contornos específicos para trabalhadores designados e empregadores de micro e pequenas empresas, onde a ausência de cuidados a este nível ainda é mais flagrante.

CURSOS

  • Manobradores de Máquinas em Obra
    Com este curso pretende-se dotar os formandos de conhecimentos específicos para a utilização adequada de equipamentos de trabalho, nomeadamente no que respeita à manobra de máquinas em obra. 
  • Manobrador de Máquinas Agrícolas e Florestais
    Esta formação pretende dotar os formandos de conhecimentos específicos para a utilização adequada de equipamentos de trabalho, nomeadamente no que respeita à manobra de máquinas agrícolas e florestais.
  • Remoção de Fibrocimentos – Amianto
    Com o desenvolvimento do curso de Formação de Remoção de Fibrocimentos – Amianto pretende-se preparar os profissionais que atuam neste segmento de mercado segundo os requisitos definidos pelo decreto-lei n.o266/2007. Este sistema de qualificação visa melhorar as condições de segurança dos trabalhadores que operam com este tipo de materiais.
  • Segurança e Condução de Empilhadores
    Melhoria das competências profissionais de cada formando, permitindo aos participantes conhecer o processo geral de condução de um empilhador e as normas adjacentes de segurança e prevenção de acidentes que estão na base da condução de um veículo desta natureza.
  • Trabalhos em Altura e Andaimes
    Dotará os formandos de conhecimentos específicos para a utilização adequada de equipamentos de trabalho, nomeadamente no que respeita a andaimes e medidas de proteção nos trabalhos em altura.

OBSERVAÇÕES:
Formação Obrigatória perante a ACT e Seguradoras.

  • Constitui contrordenação grave o incumprimento do disposto no art.º 32.º do Decreto-Lei 50/2005 de 25 de Fevereiro – os equipamentos de trabalho automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados.
  • As seguradoras não cobrem os custos do sinistro (acidentes pessoais), em caso de incumprimento das obrigações formativas.