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Comportamento Organizacional

25 Horas | Sob consulta

DESTINATÁRIOS

Todas as pessoas que necessitem de melhorar as suas soft skills de gestão do tempo com reflexo na interação organizacional e consecução de interesses e resultados com clientes externos. Todos(as) os(as) interessados(as) em aprofundar o seu conhecimento neste tema.

Outras informações

CERTIFICADOS

No final da formação os formandos aprovados receberão o Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho (requisito obrigatório: o formando tem de possuir NIF Português, caso contrário o formando recebe unicamente o Certificado emitido pela Multicompetências).

EQUIPA
FORMATIVA

Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

DIREÇÃO
PEDAGÓGICA

Dr.ª Andreia Coelho
Mestre em Ciências da Educação

COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA

1
50 Horas – Comportamento Organizacional
50 Horas

1.   Objeto de estudo do comportamento organizacional.

2.   Fatores individuais.

3.   Perceção, valores e atitudes.

4.   Personalidade.

5.   Conceito da Motivação.

·        Teorias da motivação

·        Teorias gerais

·        Teorias organizacionais

6.   Factores grupais e organizacionais

7.   Grupos

·        Natureza e características dos grupos

·        Classificação / tipos de grupos organizacionais

·        Normas e sanções; coesão e desvio; dinâmica de grupo

·        A teoria de campo de Kurt Lewin

·        O teste sociométrico

8.   Liderança

·        Liderança e gestão

·        Abordagem dos traços e competências

·        Abordagens comportamentais

·        Abordagens situacionais

9.   A gestão dos conflitos

·        Noções e categorias de conflitos

·        Estratégias de gestão dos conflitos

·        Vantagens e desvantagens do conflito

10. A comunicação

·        Conceito e processo de comunicação

·        Elementos da comunicação

·        Ruído e Barreiras à comunicação

·        As funções da comunicação

·        Mensagens verbais, não-verbais e para-verbais

·        Meios através dos quais se processa a comunicação

·        Estilos de comunicação

·        Comunicação organizacional


OBJETIVO GERAL

Esta ação de formação visa desenvolver as competências pessoais no contexto relacional, com recurso ao desenvolvimento da assertividade e da inteligência emocional.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Reconhecer alguns princípios gerais de direito.
  • Explicar o objeto de estudo do comportamento organizacional.
  • Reconhecer a importância da perceção, valores e atitudes na interação dos indivíduos nos grupos e nas organizações.
  • Explicar algumas teorias da motivação.
  • Identificar o conceito de grupo social.
  • Distinguir os vários tipos de grupo, bem como as suas características.
  • Identificar o conceito de liderança.
  • Explicar em que medida a liderança explica o desempenho dos grupos e organizações.
  • Explicar as características e os elementos do processo de comunicação.
  • Caracterizar um conflito e quais as diferentes formas de o gerir.
  • Explicar o que é a cultura organizacional e a importância da sua gestão para as organizações.


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Duração: 50 Horas
Estrutura Curricular: 1