Comportamento Organizacional

DESTINATÁRIOS
Todas as pessoas que necessitem de melhorar as suas soft skills de gestão do tempo com reflexo na interação organizacional e consecução de interesses e resultados com clientes externos. Todos(as) os(as) interessados(as) em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
Outras informações
CERTIFICADOS
No final da formação os formandos aprovados receberão o Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho (requisito obrigatório: o formando tem de possuir NIF Português, caso contrário o formando recebe unicamente o Certificado emitido pela Multicompetências).
EQUIPA
FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.
DIREÇÃO
PEDAGÓGICA
Dra. Raquel Silva
Mestre em Ciências da Educação
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA
1. Objeto de estudo do comportamento organizacional.
2. Fatores individuais.
3. Perceção, valores e atitudes.
4. Personalidade.
5. Conceito da Motivação.
· Teorias da motivação
· Teorias gerais
· Teorias organizacionais
6. Factores grupais e organizacionais
7. Grupos
· Natureza e características dos grupos
· Classificação / tipos de grupos organizacionais
· Normas e sanções; coesão e desvio; dinâmica de grupo
· A teoria de campo de Kurt Lewin
· O teste sociométrico
8. Liderança
· Liderança e gestão
· Abordagem dos traços e competências
· Abordagens comportamentais
· Abordagens situacionais
9. A gestão dos conflitos
· Noções e categorias de conflitos
· Estratégias de gestão dos conflitos
· Vantagens e desvantagens do conflito
10. A comunicação
· Conceito e processo de comunicação
· Elementos da comunicação
· Ruído e Barreiras à comunicação
· As funções da comunicação
· Mensagens verbais, não-verbais e para-verbais
· Meios através dos quais se processa a comunicação
· Estilos de comunicação
· Comunicação organizacional
OBJETIVO GERAL
Esta ação de formação visa desenvolver as competências pessoais no contexto relacional, com recurso ao desenvolvimento da assertividade e da inteligência emocional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer alguns princípios gerais de direito.
- Explicar o objeto de estudo do comportamento organizacional.
- Reconhecer a importância da perceção, valores e atitudes na interação dos indivíduos nos grupos e nas organizações.
- Explicar algumas teorias da motivação.
- Identificar o conceito de grupo social.
- Distinguir os vários tipos de grupo, bem como as suas características.
- Identificar o conceito de liderança.
- Explicar em que medida a liderança explica o desempenho dos grupos e organizações.
- Explicar as características e os elementos do processo de comunicação.
- Caracterizar um conflito e quais as diferentes formas de o gerir.
- Explicar o que é a cultura organizacional e a importância da sua gestão para as organizações.