Comunicação Interpessoal
25 Horas | Sob consulta
DESTINATÁRIOS
Este curso destina-se a todos(as) os(as) profissionais que pretendam melhorar e reforçar as suas competências fundamentais de comunicação verbal.
CERTIFICADOS
No final da formação os formandos aprovados receberão o Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho (requisito obrigatório: o formando tem de possuir NIF Português, caso contrário o formando recebe unicamente o Certificado emitido pela Multicompetências).
EQUIPA
FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.
DIREÇÃO
PEDAGÓGICA
Dra. Raquel Silva
Mestre em Ciências da Educação
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA
1. Processo de Comunicação:
- Conceito de Comunicação;
- Funções da Comunicação;
- Componentes psicológicas do processo de comunicação;
- Elementos do Processo de Comunicação;
- Barreiras à Comunicação.
2. Comportamentos Comunicacionais:
- Atitudes Comunicacionais ineficazes;
- Comunicação Assertiva.
3.Relacionamento Interpessoal:
- Complexidade e riqueza da personalidade;
- Dinâmica do relacionamento humano;
- Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal;
- Tensões do Relacionamento Humano.
OBJETIVO GERAL
Dotar os(as) participantes de competências e conhecimentos que lhes permitam desenvolver os aspetos práticos da comunicação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final da formação, os(as) formandos(as) deverão ser capazes de:
- Definir comunicação;
- Identificar as funções da Comunicação;
- Caracterizar as componentes psicológicas do processo de comunicação;
- Reconhecer os elementos intervenientes no processo de comunicação;
- Reconhecer as barreiras à comunicação;
- Distinguir Atitudes Comunicacionais ineficazes de Comunicação Assertiva;
- Desenvolver capacidades para comunicar assertivamente;
- Reconhecer a complexidade e riqueza da personalidade do ser humano;
- Distinguir os diferentes tipos de relações que as pessoas estabelecem;
- Reconhecer a importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal;
- Identificar tensões do Relacionamento Humano.