Formação Modular certificada inserida no Catálogo Nacional das Qualificações
You are here:
- Home
- Formação Financiada
- Formação Emprego + Digital
- Teletrabalho (UFCD 10759)
Teletrabalho (UFCD 10759)
Inscreva-se Agora:
Pedido de Informação
Informações Gerais
Estrutura Programática
Objetivos
Pedido de Informação
Informações Gerais
Duração
25 horas
Área temática da formação
213 – Audiovisuais e Produção dos Media
Destinatários
Ativos Empregados, do setor privado, com escolaridade igual ou superior ao 9º ano.
Certificados
Após concluir a formação com aproveitamento, esta será adicionada ao seu Passaporte Qualifica.
Estrutura Programática
Teletrabalho
• Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
• Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
• Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
• Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
Competências do/a teletrabalhador/a
• Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
• Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
• Gestão da confiança• Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
• Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
• Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
• Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
• Gestão da distância• Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
• Reorganização dos locais e horários de trabalho
• Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
• Motivação e feedback
• Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
• Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
• Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
• Controlo e proteção de dados pessoais
• Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
• Assistência técnica remota
• Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
• Formação e desenvolvimento de novas competências
• Transformação digital – novas formas de trabalho
Desempenho profissional em regime de teletrabalho
• Organização do trabalho
• Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
• Espaço de e para o teletrabalho
• Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
• Pausas programadas
Riscos profissionais e psicossociais• Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
• Avaliação e controlo de riscos
• Acidentes de trabalho
• Gestão do isolamento
Objetivos