Secretariado Jurídico
DESTINATÁRIOS
Este curso destina-se a Secretárias(os) e Assistentes ligadas(os) a departamentos jurídicos que queiram aperfeiçoar-se nos diferentes domínios da função.
Outras informações
CERTIFICADOS
No final da formação os formandos aprovados receberão o Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho (requisito obrigatório: o formando tem de possuir NIF Português, caso contrário o formando recebe unicamente o Certificado emitido pela Multicompetências).
EQUIPA
FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.
DIREÇÃO
PEDAGÓGICA
Dra. Raquel Silva
Mestre em Ciências da Educação
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA
1 - ALCANÇAR A EXCELÊNCIA PROFISSIONAL
- Definir excelência profissional e adaptá-la ao sistema de trabalho da secretária jurídica.
- Requisitos da função
- Funções e Tarefas
- Desenvolver a sua motivação
- A imagem como fator diferencial
2 - A ETIQUETA NOS CONTACTOS
- Atendimento de clientes
- Pronomes de tratamento e Protocolos de Conversação
- O telefonem como instrumento de imagem e de negócio – regras de protocolo
- A postura e a imagem profissional - o dress code
3 - O SECRETARIADO NO APOIO ÀS REUNIÕES
- Preparação e organização das reuniões
- Convocatórias, materiais, equipamentos
- As atas
4 - A IMPORTÂNCIA DO ARQUIVO
- A noção e importância do arquivo no seio da organização
- Métodos de organização dos documentos ativos em arquivos correntes
- A importância de identificar os prazos de conservação dos documentos
- A abordagem das novas tecnologias como suporte a uma nova organização da informação
- A segurança da informação
5 - A COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
- O aspeto formal da comunicação
- Distorções da comunicação fatores de deformação da mensagem
6 - O PORTUGUÊS/ REDACÇÃO JURÍDICA
- Comunicação escrita:
- Tipologia de documentação
- Redação de cartas, contratos, ofícios, etc. – cuidados a ter
- Comunicação oral: Atendimento presencial e telefónico
7 - NOÇÕES GERAIS DE DIREITO PARA SECRETARIADO
- Conceito de Direito
- Direito contratual privado
- Direito do trabalho
8 - NOÇÕES GERAIS DE DIREITO PARA SECRETARIADO
- Conceito de Direito
- Direito contratual privado
- Direito do trabalho
OBJETIVO GERAL
Este curso tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos teóricos e práticos que permitam desempenhar uma profissão de carácter administrativo, de assistência ou de secretariado em departamentos de âmbito jurídico de modo a desempenhar as suas funções com maior eficácia e rendimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final deste curso os participantes saberão:
1. Executar as tarefas da função de secretariado no apoio jurídico
2. Fixar objetivos e definir um padrão de excelência ao nível do seu desempenho
3. Criar as próprias medidas de excelência e fazer delas a sua forma normal de atuar
4. Conhecer regras deontológicas da profissão
5. Avaliar a importância da comunicação para a boa imagem da empresa
6. Executar transmissões corretas de informação e evitar a distorção do conteúdo da mensagem
7. Adequar a tríade dos saberes adquiridos: técnicos, operacionais e humanos à sua realidade, para poder enfrentar a diversidade de situações no desempenho da sua função
8. Desenvolver competências e responsabilidades na organização e gestão do trabalho e da informação
9. Adequar os métodos de gestão documental em termos de produção, organização, gestão da informação e arquivo de documentos conforme os referenciais normativos
10. Compreender algumas noções gerais de direito relevantes para o desempenho da função de secretária jurídica