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Secretariado Clínico

30 Horas | Sob consulta

DESTINATÁRIOS

Todos(as) os(as) potenciais interessados(as) que pretendam assegurar todas as atividades relacionadas com o secretariado clínico, em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios médicos, instituições de ensino na área da saúde.

Outras informações

CERTIFICADOS

No final da formação os formandos aprovados receberão o Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho (requisito obrigatório: o formando tem de possuir NIF Português, caso contrário o formando recebe unicamente o Certificado emitido pela Multicompetências).

EQUIPA
FORMATIVA

Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

DIREÇÃO
PEDAGÓGICA

Dra. Raquel Silva
Mestre em Ciências da Educação

COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA

1
30 Horas – Secretariado Clínico
30 Horas

1.   O SECRETARIADO / ASSISTENTE DE GESTÃO

  • As funções do secretariado / assistente de gestão no contexto atual
  • Novos tempos – Novos serviços – Novas exigências

2.   O POSICIONAMENTO NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

  • Missão e visão
  • Estrutura / Organograma
  • Funções e conteúdos funcionais

3.   OBJECTIVOS E ESTRATÉGIAS

  • Objetivos Estratégicos
  • Objetivos Operacionais
  • Estratégias e sua implementação

4.   AS EXIGÊNCIAS DAS FUNÇÕES

  • Responsabilidades
  • Atividades e tarefas
  • Competências requeridas
  • Aptidões, capacidades e motivações

5.   O APOIO DO SECRETARIADO ÀS ACTIVIDADES DE GESTÃO DO CLÍNICO / MÉDICO

  • Gestão do trabalho e das suas atividades
  • Gestão do tempo e das prioridades
  • Como desperdiça o seu tempo
  • O planeamento e a organização do tempo

6.   GESTÃO DA INFORMAÇÃO DO SECRETARIADO CLÍNICO

  • A informação recebida
  • Receção, registo, classificação e encaminhamento
  • Tratamento e arquivo
  • A informação produzida
  • Escolha do suporte
  • Tratamento, envio e arquivo
  • Como organizar um sistema eficaz de acesso à informação

7.   A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO SECRETARIADO

  • Com os dirigentes
  • Com os técnicos
  • Com os colegas
  • Com os utentes e pacientes
  • Com os familiares dos utentes
  • Com os serviços de apoio

8.   RELACIONAMENTO E ATENDIMENTO NO SECRETARIADO

  • A preparação do atendimento
  • A documentação a utilizar no atendimento
  • Comportamentos a apresentar no atendimento

9.   TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO – CUIDADOS A TER

  • Na comunicação verbal
  • Na comunicação telefónica
  • Na comunicação escrita

10. O TRABALHO EM EQUIPA NO SECRETARIADO

  • A gestão das sinergias
  • As reuniões
  • A preparação das reuniões
  • O comportamento na reunião
  • As atividades decorrentes da reunião


OBJETIVO GERAL

Este curso tem como objetivo dotar os(as) participantes de conhecimentos, competências, métodos e instrumentos que conduzam a uma eficaz gestão do serviço do secretariado e do apoio clínico e médico.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Como objetivos específicos, pretende-se que no final da ação de formação os(as) formandos(as) sejam capazes de:

  • Compreender a importância do atendimento no contexto de saúde;
  • Reconhecer a importância do secretariado clínico na imagem da instituição de saúde que representa;
  • Dominar a terminologia médica necessária ao desempenho das funções, comunicando de forma adequada com os doentes e profissionais de saúde;
  • Aplicar as técnicas de secretariado e de gestão de processos clínicos;
  • Comunicar eficazmente a nível escrito e telefónico;
  • Demonstrar competências de organização e gestão do tempo;
  • Adequar de forma eficaz o atendimento, perante as diferentes situações com os utentes e profissionais de saúde.
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Subscrições: 4 estudantes
Duração: 30 Horas
Estrutura Curricular: 1

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