Secretariado Clínico
DESTINATÁRIOS
Todos(as) os(as) potenciais interessados(as) que pretendam assegurar todas as atividades relacionadas com o secretariado clínico, em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios médicos, instituições de ensino na área da saúde.
Outras informações
CERTIFICADOS
No final da formação os formandos aprovados receberão o Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho (requisito obrigatório: o formando tem de possuir NIF Português, caso contrário o formando recebe unicamente o Certificado emitido pela Multicompetências).
EQUIPA
FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.
DIREÇÃO
PEDAGÓGICA
Dra. Raquel Silva
Mestre em Ciências da Educação
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA
1. O SECRETARIADO / ASSISTENTE DE GESTÃO
- As funções do secretariado / assistente de gestão no contexto atual
- Novos tempos – Novos serviços – Novas exigências
2. O POSICIONAMENTO NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
- Missão e visão
- Estrutura / Organograma
- Funções e conteúdos funcionais
3. OBJECTIVOS E ESTRATÉGIAS
- Objetivos Estratégicos
- Objetivos Operacionais
- Estratégias e sua implementação
4. AS EXIGÊNCIAS DAS FUNÇÕES
- Responsabilidades
- Atividades e tarefas
- Competências requeridas
- Aptidões, capacidades e motivações
5. O APOIO DO SECRETARIADO ÀS ACTIVIDADES DE GESTÃO DO CLÍNICO / MÉDICO
- Gestão do trabalho e das suas atividades
- Gestão do tempo e das prioridades
- Como desperdiça o seu tempo
- O planeamento e a organização do tempo
6. GESTÃO DA INFORMAÇÃO DO SECRETARIADO CLÍNICO
- A informação recebida
- Receção, registo, classificação e encaminhamento
- Tratamento e arquivo
- A informação produzida
- Escolha do suporte
- Tratamento, envio e arquivo
- Como organizar um sistema eficaz de acesso à informação
7. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO SECRETARIADO
- Com os dirigentes
- Com os técnicos
- Com os colegas
- Com os utentes e pacientes
- Com os familiares dos utentes
- Com os serviços de apoio
8. RELACIONAMENTO E ATENDIMENTO NO SECRETARIADO
- A preparação do atendimento
- A documentação a utilizar no atendimento
- Comportamentos a apresentar no atendimento
9. TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO – CUIDADOS A TER
- Na comunicação verbal
- Na comunicação telefónica
- Na comunicação escrita
10. O TRABALHO EM EQUIPA NO SECRETARIADO
- A gestão das sinergias
- As reuniões
- A preparação das reuniões
- O comportamento na reunião
- As atividades decorrentes da reunião
OBJETIVO GERAL
Este curso tem como objetivo dotar os(as) participantes de conhecimentos, competências, métodos e instrumentos que conduzam a uma eficaz gestão do serviço do secretariado e do apoio clínico e médico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Como objetivos específicos, pretende-se que no final da ação de formação os(as) formandos(as) sejam capazes de:
- Compreender a importância do atendimento no contexto de saúde;
- Reconhecer a importância do secretariado clínico na imagem da instituição de saúde que representa;
- Dominar a terminologia médica necessária ao desempenho das funções, comunicando de forma adequada com os doentes e profissionais de saúde;
- Aplicar as técnicas de secretariado e de gestão de processos clínicos;
- Comunicar eficazmente a nível escrito e telefónico;
- Demonstrar competências de organização e gestão do tempo;
- Adequar de forma eficaz o atendimento, perante as diferentes situações com os utentes e profissionais de saúde.